Postador por Tiago Damasceno

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email
Basta contar com a preciosa ajuda de utilitários que clonam facilmente o conteúdo de um disco para outro, byte por byte

umdisco_paraoutro_150Você que tem planos de trocar de HD, obviamente, nem pensa em perder seus dados importantíssimos e de longa data – sejam do trabalho, escola ou pessoais.

No entanto, você pode também não querer gastar seu tempo fazendobackups imensos, e depois gravando todo esse conteúdo de volta para o disco rígido novo. Mas e quanto a seu sistema operacional, cujo CD não sabe onde foi parar - aliás, você tem os discos de instalação originais, não é mesmo? 

Pois saiba que existe uma alternativa aos backups tradicionais nesse processo de migração para um novo disco rígido.

Leia também: 
> Automatize o backup para não ter dores de cabeça 
> Faça backup do e-mail para não chorar depois 
> Sete maneiras de previnir desastres com seus dados 
> Conheça as diferenças entras os vários tipos de mídias graváveis 

Antes de começar, sugerimos que faça uma faxina para acabar com olixo do HD e liberar espaço. Outra sugestão importante é acabar com possíveis arquivos duplicados que possa haver, como músicas em MP3 e vídeos. Com menos coisas para copiar, o processo como um todo deve ficar mais rápido.

O que fazer
Você vai precisar de um software para “clonar” o seu HD. A operação consiste em instalar o seu HD anterior e o novo em outra máquina. Concluída a instalação, baixe e instale um programa que pode ser oDriveImage, ou outro do gênero. Esses softwares têm a funcionalidade de fazer uma cópia byte a byte de um disco rígido para outro. 

O mais legal desses softwares é que ao perceber que a unidade de destino é maior que o HD original, o programa oferece a opção de estender o tamanho da unidade de forma que no final da gravação você terá uma cópia fiel e absoluta do seu primeiro disco, mas em proporções ampliadas.

E você pode, depois, optar por particionar o HD novo e criar unidades lógicas diferentes.

Por fim, monte o disco novo na sua máquina original. Está pronto – inclusive com o sistema operacional que você usava.

0 comentários:

Postar um comentário