Microsoft lança Seadragon Mobile para o… iPhone

Postador por Tiago Damasceno

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email
Seadragon Mobile na App Store.

Seadragon Mobile na App Store.

Sejamos justos: o iPhone é, hoje, o dispositivo móvel mais vendido e badalado do mundo. Pode não ser o melhor, nem o mais bonito ou mais barato, mas ele “pegou”. De geeks a executivos, passando por artistas e uma ampla gama de pessoas, o celular da Apple é bastante popular. Muitos desenvolvedores pequenos estão fazendo pequenas fortunas com aplicativos simples, vendidos através da App Store. Não é (tão) surpreendente assim a Microsoft ter embarcado nessa também.

O histórico das duas empresas se ligam em vários momentos, e em contextos que fogem completamente à competição - aliás, contextos que são exatamente contrários à competição. A Microsoft ajudou a Apple a se reerguer quando ela quase ruiu, em meados da década de 90, e há programas da Microsoft para Mac OS X, e programas da Apple para Windows. No mundo dos negócios, ideologias baratas e paixão não têm vez. Vale o que é mais rentável, o que é viável técnica e financeiramente.

O Seadragon é a tecnologia-base por trás do magnífico Photosynth. Ele permite dar zoom em fotos gigantescas, sem perder o foco, em tempo real e com muita suavidade. O primeiro aplicativo da Microsoft para o iPhone é uma versão mobile do Seadragon, o Seadragon Mobile. O que (isso sim) é um pouco surpreendente; todos esperavam algo relacionado ao Windows Live.

O que provavelmente deixou muito usuário de Windows Mobile irritado é que, até agora, o programa não saiu para a plataforma. É estranho, afinal, por mais que exista concorrência, geralmente a Microsoft libera seus produtos primeiro para os sistemas da casa, e depois para a concorrência. Exemplos: Office (2007 no Windows, 2008 no Mac), Messenger (constantemente atualizado no Windows, praticamente abandonado no Mac), e por aí vai. Quando questionado sobre essa incongruência, Alex Daley, gerente do grupo de produtos do Windows Live Labs, respondeu o seguinte:

O iPhone é o celular mais disseminado que contém uma GPU. Muitos celulares lançados hoje em dia não possuem aceleração gráfica. O iPhone tem, e isso nos permitiu fazer algo que antes era difícil de ser feito.

Fonte: CNET.

0 comentários:

Postar um comentário