Microsoft lança Seadragon Mobile para o… iPhone
Postador por Tiago Damasceno

Seadragon Mobile na App Store.
Sejamos justos: o iPhone é, hoje, o dispositivo móvel mais vendido e badalado do mundo. Pode não ser o melhor, nem o mais bonito ou mais barato, mas ele “pegou”. De geeks a executivos, passando por artistas e uma ampla gama de pessoas, o celular da Apple é bastante popular. Muitos desenvolvedores pequenos estão fazendo pequenas fortunas com aplicativos simples, vendidos através da App Store. Não é (tão) surpreendente assim a Microsoft ter embarcado nessa também.
O histórico das duas empresas se ligam em vários momentos, e em contextos que fogem completamente à competição - aliás, contextos que são exatamente contrários à competição. A Microsoft ajudou a Apple a se reerguer quando ela quase ruiu, em meados da década de 90, e há programas da Microsoft para Mac OS X, e programas da Apple para Windows. No mundo dos negócios, ideologias baratas e paixão não têm vez. Vale o que é mais rentável, o que é viável técnica e financeiramente.
O Seadragon é a tecnologia-base por trás do magnífico Photosynth. Ele permite dar zoom em fotos gigantescas, sem perder o foco, em tempo real e com muita suavidade. O primeiro aplicativo da Microsoft para o iPhone é uma versão mobile do Seadragon, o Seadragon Mobile. O que (isso sim) é um pouco surpreendente; todos esperavam algo relacionado ao Windows Live.
O que provavelmente deixou muito usuário de Windows Mobile irritado é que, até agora, o programa não saiu para a plataforma. É estranho, afinal, por mais que exista concorrência, geralmente a Microsoft libera seus produtos primeiro para os sistemas da casa, e depois para a concorrência. Exemplos: Office (2007 no Windows, 2008 no Mac), Messenger (constantemente atualizado no Windows, praticamente abandonado no Mac), e por aí vai. Quando questionado sobre essa incongruência, Alex Daley, gerente do grupo de produtos do Windows Live Labs, respondeu o seguinte:
Fonte: CNET.O iPhone é o celular mais disseminado que contém uma GPU. Muitos celulares lançados hoje em dia não possuem aceleração gráfica. O iPhone tem, e isso nos permitiu fazer algo que antes era difícil de ser feito.
0 comentários:
Postar um comentário