Photosynth através de visualizador Silverlight
Postador por Tiago Damasceno
A fantástica tecnologia Photosynth, da Microsoft, funciona graças a outra tecnologia, o Direct3D. Ela tem vantagens e desvantagens. Do lado positivo, graças ao uso efetivo da placa de vídeo, ganhamos desempenho muito bom, e transições suaves entre as imagens. De negativo, a impossibilidade de exibir synths em computadores antigos/ruins e em Macs.
Parte desse problema está sendo resolvido com um visualizador de synths feito em Silverlight, a tecnologia para criação de conteúdo rico da Microsoft (aka concorrente do Flash, da Adobe). Esse visualizador é inferior ao nativo, o que ocasiona transições mais abruptas. A explicação é que, via Silverlight, o processamento das imagens e transições é feita pela CPU, e algumas implicam um limite no frame rate de 30 fps. Mas, apesar disso, em cenários específicos, ou seja, em Macs e computadores antigos, ela quebra o galho, funciona ao menos.
Photosynth via Silverlight.
Apesar das limitações, é curioso notar que algumas tecnologias avançadas, como a Seadragon (conhecida como Deep Zoom no Silverlight), que permite zoom profundo e em alta qualidade em imagens, estão incluídas no novo visualizador. Cortesia do Silverlight e seu grande potencial - aliás, este é um belo exemplo das possibilidades que a tecnologia abre.
Para ver synths através desse visualizador em Silverlight, basta pegar a URL de qualquer um no índice comum, e copiá-la no formulário que aparece na parte inferior do visualizador. Maiores informações sobre o visualizador podem ser lidas no about do site oficial (em inglês).
Fonte: LiveSide.
0 comentários:
Postar um comentário