SSh na Prática parte 1
Postador por Unknown
O SSH é uma ferramenta de acesso remoto bastante poderosa, que permite acessar máquinas Linux remotamente de forma segura. Ele se baseia no uso de criptografia assimétrica para criar um túnel seguro onde são transmitidos os dados, garantindo a segurança mesmo em casos onde a transmissão pode ser interceptada, como no caso de uma rede wireless sem encriptação.
As chaves assimétricas são um sistema muito interessante, onde temos um par de chaves em vez de uma única chave simétrica. Uma (a chave pública), permite apenas encriptar dados, enquanto a segunda (a chave privada) permite desencriptar as informações embaralhadas pela primeira. O grande segredo é que qualquer informação embaralhada usando a chave pública pode ser recuperada apenas usando a chave privada correspondente. Como o nome sugere, a chave pública pode ser distribuída livremente, pois serve apenas para gerar as mensagens encriptadas, sem permitir lê-las posteriormente. Quando você se conecta a um servidor SSH, seu micro e o servidor trocam suas respectivas chaves públicas, permitindo que um envie informações para o outro de forma segura.
Instalar o servidor SSH é bastante simples, basta instalar o pacote "openssh-server" usando o gerenciador de pacotes. Em distribuições baseadas em Debian, por exemplo, você usaria:
$ sudo apt-get install openssh-server
A partir daí, você pode acessar a máquina remotamente a partir de outras máquinas Linux usando o comando "ssh", seguido do login usuário (na máquina remota) e o endereço, como em:
$ ssh gdh@192.168.1.192
0 comentários:
Postar um comentário