Acesse a rede da empresa pela web - VPN com software livre
Postador por Tiago Damasceno

Crie uma VPN com software livre e tenha acesso aos dados do servidor pela internet.
O que fazer quando você está fora do escritório e precisa acessar (com segurança) um documento ou planilha que está armazenada no servidor? Uma das soluções e a VPN (Virtual Private Network). Basicamente, ela é um conjunto de ferramentas – que podem combinar recursos de software e hardware – para criar uma forma segura de se conectar a uma rede utilizando um meio inseguro – a internet.
No entanto, ela exige conhecer informações específicas da rede em questão, como os endereços IP dos servidores DNS, portas de comunicação e estratégias de segurança, informações estas que são de conhecimento do administrador da rede.
Soluções VPN pagas integram um grande número enorme de funcionalidades que na maior parte das vezes são desnecessárias para uma empresa de pequeno porte. Felizmente, é possível encontrar soluções muito boas e gratuitas. É o caso da OpenVPN, distribuída com licenciamento GNU, e que possibilita, entre outras coisas, configuração de acesso remoto à rede e recursos de segurança adicional para acesso por meio de redes Wi-Fi. A solução está disponível para servidores Linux e Windows e também roda no ambiente Mac OS X.
Neste Blue Print, você aprenderá a configurar uma VPN com esse aplicativo tendo um PC com Windows usado como servidor da rede. Na página www.openvpn.org há informações detalhadas sobre a configuração do OpenVPN em outros sistemas operacionais. Baixe o OpenVPN em cada uma das máquinas que terá acesso à rede VPN (servidor e clientes) e clique no arquivo openvpn-2.0.9-install.exe para abrir o instalador. A não ser que tenha certeza absoluta do que pretende fazer, mantenha os componentes sugeridos pelo assistente. Clique no botão Next e siga os passos até finalizar a instalação.

Instalação: só altere os componentes do aplicativo caso tenha
certeza do que estiver fazendo
Chaves de segurança
A segurança é garantida porque entre o servidor e os PCs clientes cria-se uma espécie de túnel protegido no qual a comunicação se dá sem as ameaças que em geral afetam as comunicações pela internet. Em linhas gerais a, VPN fornece uma autoridade certificadora responsável por criar uma infra-estrutura de chaves públicas, cuja sigla é PKI por seu nome em inglês. A PKI é formada por uma chave pública, uma chave privada única para o servidor e uma privada para cada um dos clientes que irão acessar a VPN.
0 comentários:
Postar um comentário