Confusão marca a liberação pública do Windows 7 Beta 1

Postador por Tiago Damasceno

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email


Saiu ontem, sim, mas saiu da pior maneira possível. A liberação pública do Windows 7 Beta 1, prometida por Steve Ballmer para ontem, foi um dos episódios mais confusos e bagunçados da história da Microsoft. Nem nas versões de teste do Vista, cujo cronograma foi, reconhecidamente, o mais conturbado de todas as versões do sistema, a distribuição pública de versões de testes foi tão ruim - para ser sincero, me recordo de algo bastante tranqüilo naquela ocasião.


O rebuliço, ontem, começou de manhã, e se estendeu até o fim do dia - literalmente. Muita gente dando F5, atualizando o site oficial e uma página do TechNet, nas quais supostamente o link para download e o formulário para obtenção da CD-Key apareceriam. Mais tarde, surgiu a informação, confirmada através de um site da própria Microsoft, de que tudo estaria liberado às 18h, horário de Brasília.

18h, e nada. Ali começou uma via crucis, documentada nos mais de 400 comentários que o post sobre a liberação do Beta 1, aqui no WinAjuda, recebeu. Num sistema colaborativo, eu e os leitores garimpamos notícias e informações, atualizando uns aos outros em tempo real.

A certa altura, a Microsoft soltou um update no blog oficial do Windows 7. Disseram, lá, que a demanda estava sendo grande (jura?), e que por isso atrasariam a liberação para acrescentarem mais servidores à base. Assim… É a primeira versão pública de um novo Windows, não um patch que atualiza os arquivos de ajuda do Paint no idioma esperanto. Era óbvio que a demanda seria gigantesca, logo, por que não fazer esse upgrade na infra-estrutura antes da liberação?

Os links para download das imagens vazaram, but who cares? A imagem é o de menos, e nem entrarei na questão de que essa sobrecarga poderia ser não só evitada, mas revertida em benefício da distribuição, bastando para tal a Microsoft colocar à disposição a imagem via torrent.

Às 23h20min, quase meia noite do dia 10 de janeiro, finalmente apareceu uma dica, um hack, uma gambiarra para que qualquer um pudesse obter a CD-Key. Detalhe: até agora, nenhum indício de liberação no site oficial, aonde, a princípio, o sistema seria liberado. Isso significa que quem não ficou atualizando posts de blogs como o WinAjuda, está esperando até agora…

Resumindo essa ação, foi um Epic FAIL. Falhou a logística da Microsoft, faltou um trabalho mais eficiente de comunicação por parte da empresa, faltou comprometimento em fazer a coisa como ela fora prometida, como deveria ter sido, com links claros e diretos na home. Uma empresa da magnitude da Microsoft não pode se dar ao luxo de cometer falhas tão primárias na distribuição de um produto

0 comentários:

Postar um comentário