Microsoft planeja modelo “pague pelo que usar” de PCs

Postador por Tiago Damasceno

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email
Pagar só pelo que se usa é uma maravilha. Você contrata um serviço, e o pagamento fica condicionado ao uso. É bastante comum em churrascos, onde o organizador da festa pega as bebidas “na condicional”, e depois paga o que consumiu e devolve o que sobrar (se sobrar, hehe).

A Microsoft viu nisso (embora eu ache que não foi no exemplo do churrasco) uma oportunidade, e patenteou um modelo semelhante, batizado de Metered Pay-As-You-Go Computing Experience, voltado aos PCs. Segundo essa patente, o usuário pagaria só pelo que usaria do mesmo, incluindo a configuração do PC, que é escalonável e incide sobre a fatura do “aluguel”.

Antes que alguém grite aí “cloud computing”, este não parece ser o único foco da Microsoft. Isso porque, segundo arquivos da patente, o usuário poderá contratar máquinas de alto desempenho, específicas para jogos, por exemplo, o que foge totalmente do conceito de thin clients que, se estivéssemos falando de cloud computing, seriam os tipos de PCs ideais para esse ambiente.


0 comentários:

Postar um comentário