MS: recompensa de US$ 250 mil por criadores de worm

Postador por Tiago Damasceno

Feed
Assine nosso Feed ou receba os artigos por email
A Microsoft está oferecendo uma recompensa de US$ 250.000 para quem fornecer pistas que levem ao paradeiro dos criadores do worm Conficker. O worm tem se multiplicado rapidamente e se espalha através de uma vulnerabilidade nos sistemas operacionais Windows, embora essa vulnerabilidade tenha sido corrigida em Outubro passado.


O worm também é capaz de desativar qualquer proteção contra malwares instalada e bloqueará o PC infectado, impedindo o acesso aos sites de fabricantes de antivírus.

Especialistas em segurança estão ainda mais preocupados com a possibilidade se conectar a cada 24 hora à pelo menos 250 servidores em busca de instruções ou comandos diretos.

O departamento de polícia de Houston foi forçado a parar de prender pessoas por excesso de velocidade porque o worm se espalhou nas máquinas do departamento e do fórum da cidade. Criminosos mais violentos ainda são presos.


Diagrama de infecção do Conficker
(clique na imagem para ampliá-la)

O Conficker também se espalhou nos computadores militares da França, o que fez com que diversos aviões de caça fossem trazidos de volta ao chão até que o problema fosse resolvido.

A Microsoft está trabalhando com o Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ICANN) e especialistas em segurança enquanto tenta identificar os criadores do worm.

A VeriSign, NeuStar, Public Internet Registry, Global Domains International, AOL, F-Secure, George Tech e diversas outras organizações se uniram para ajudar na captura dos criadores do Conficker.

A Symantec relatou que mais de 2,2 milhões de endereços IP nos últimos cinco dias foram infectados com duas variantes do worm, três meses depois dos primeiros casos. Até agora, ele já infectou mais de 10 milhões de PCs.

0 comentários:

Postar um comentário